segunda-feira, 31 de março de 2008

Para começar a ter ideias...

Fica aqui alguma informação que vos pode ajudar a tomar um decisão sobre os temas a trabalhar no Núcleo Gerador: Ambiente.

«O Ano Internacional do Planeta Terra tem como objectivos demonstrar o grande potencial das Ciências da Terra na construção de uma sociedade mais segura, sadia e sustentada; e o de encorajar a sociedade a aplicar este potencial mais eficientemente, em seu próprio benefício.
Foram seleccionados dez temas prioritários e no site oficial estão disponíveis cadernos, em português, sobre cada um desses deles:

Fonte: Miriam Salles

O primeiro desafio para actualizarem o vosso blog é simples. Escolham o tema da vossa apresentação. No vosso blog pessoal coloquem em título o tema escolhido, integrem uma imagem adequada e escrevam os fundamentos da vossa escolha. Bom trabalho!

domingo, 30 de março de 2008

Regresso ao Trabalho

Vamos regressar ao trabalho para mais uma caminhada do curso EFA NS. Mudamos de Núcleo Gerador e vamos trabalhar o tema: Ambiente.
Neste tema iremos visualizar dois filmes. O primeiro será: Uma Verdade Inconveniente.
O objectivo de trabalho neste tema será o de centrar a vossa experiência e actuações diárias (quer ao nível pessoal, quer ao nível profissional) com uma reflexão mais alargada sobre esta temática. Iremos centrar a formação em três vertentes: a do debate orientado após a visualização de cada filme; a realização de uma apresentação pessoal sobre a temática do Ambiente e Energia e a actualização e dinamização dos blogs pessoais.
Para começar, desejamos um bom regresso ao estudo!


quinta-feira, 13 de março de 2008

Escola Aberta

segunda-feira, 3 de março de 2008

O vídeo das Fotos do Grupo B!

Cá fica, mais um vídeo com as fotos do grupo B sobre as escola. Parabéns pelo bom trabalho!

domingo, 2 de março de 2008

4.º Tema de Reflexão

Ao longo dos anos a rádio tem sido um ponto de ligação fundamental entre a informação e cultura. Este equipamento tecnológico conseguiu vencer todos os desafios (como o aparecimento da televisão, do cinema, da internet) por ter uma capacidade infinita de adaptação.
Eis o vosso desafio de intervenção para estes próximos dias: Criar uma rádio para colocarem nos vossos blogues com os temas/músicas e notícias que mais se relacionam com a vossa experiência de vida.
Fica um vídeo sobre os 20 anos da TSF, para recordar a importancia da rádio nos nossos dias.

Um trabalho realizado por todos!

Aqui fica o primeiro vídeo realizado com base nas fotografias tiradas pelos formandos. Em breve, as duas turmas terão o seu próprio canal de vídeo on-line!

Sessão - Dia 28 - Grupo B

Os formandos concluíram o primeiro tema de reflexão e iniciaram o segundo tema. Publicaram no seu blogue pessoal as conclusões e reflexões realizadas. Os formadores comentaram o trabalho realizado orientado para o esclarecimento das dúvidas e melhoria dos mesmos.

Sessão - Dia 27 - Grupo A

Os formandos iniciaram um trababalho referente à tarefa três, em função da disponibilidade de equipamento por parte dos formadores. Cada formandos tirou duas fotos à escola, livremente, e estas foram comentadas pelos formandos no seu blogue pessoal. As fotos estão disponíveis aqui.
Foi ainda realizada uma apresentação de trabalho de grupo. Ficam aqui os powerpoint e vídeo de suporte utilizados.
Vídeo para debate:

Sessão - Dia 26 - Grupo B

O grupo realizou a conclusão do primeiro tema de reflexão nos blogues pessoais dos formandos. Estes foram comentados pelos formadores e actualizados com as respostas dadas pelos formandos. Foi introduzido o conceito de comunicação em rede e articulação entre este conceito e os sistemas tecnológicos utilizados no dia-a-dia.

Sessão - Dia 25 - Grupo A

Na sessão foram concluídos os relatórios de trabalho, assim como, iniciada a redacção orientada das primeiras reflexões sobre desafios propostos. Foram ainda debatidas questões relacionadas com a Semana Aberta.