domingo, 8 de junho de 2008

Um desafio...

Esta ideia não é nossa foi retirada do Blog Cidadania e Profissionalidade. Mas fica o desafio para um trabalho colaborativo entre CLC e CP.

"«Num lugar da Mancha, de cujo nome não quero recordar-me, vivia, não há muito tempo, um fidalgo, dos de lança em cabido, adarga antiga, rocim fraco e galgo corredor».
Miguel de Cervantes, Dom Quixote



Assim começa o texto cervantino, considerado por muitos, percursor da novela moderna. Nele o herói, o género humano, presente nas figuras imortais de dom Quixote e Sancho Pança, vê-se representado na sua busca incessante de sonhos e utopias. Dom Quixote é, sem dúvida, a expressão máxima deste anelo fundamental, presente no desejo humano de imortalizar-se na consciência dos seus semelhantes a partir da grandeza das suas obras.
Se atendemos com alguma atenção ao ambiente da novela, verificamos que não é fortuito, nem casual, a correlação que Cervantes estabelece entre o seu herói manchego e o título nobiliário fidalguia. E não é fortuito, nem causal, dizíamos, porque se edifica e configura a priori a partir um jogo teórico-conceptual que encontra na origem etimológica da palavra - filho e d'algo - a sua maior expressão. Neste jogo teórico-conceptual, o príncipe dos poetas espanhóis não pretende obviamente vincular seu herói aos títulos hierárquicos da nobreza tradicional, mas constituí-lo, isso sim, como filho das suas próprias obras, dado que só a magnitude das mesmas o poderão elevar ao estreito mundo dos génios imortais.


Proposta:

Neste núcleo gerador, pretendemos que os adultos possam pensar prospectivamente o seu futuro, necessariamente consubstanciado em projectos (obras, sonhos e utopias), e de determinar correlativamente os factores essenciais para materializá-lo. À semelhança de D.Quixote, na sua luta contra castelos e moinhos de vento, também nós, numa luta mais comezinha, temos de enfrentar os obstáculos do dia-a-dia. Assim, a melhor forma de os ultrapassar é organizar, programar e antecipar o mais possível muito do que temos de fazer. O exercício que agora lhe proponho é esse mesmo, programar. Isto é, proponho que planeie as suas próximas férias de Verão. O destino será Espanha, a cidade de Miguel Cervantes (investigue, recorra à internet e descubra-a...); o seu orçamento será de 500€; terá que procurar alojamento para si, para a sua esposa e para um filho de 12 anos. Estas férias terão a duração máxima de 5 dias.

O desafio para CLC envolve ainda o seguinte: Fazer um podcast (gravação de áudio) ou um vídeo de uma parte do livro de Miguel de Cervantes e utilizar este sistema de partilha para transcrição do mesmo. Os formadores irão ajudar em todo o processo. Por isso, o primeiro passo é procurar na Biblioteca da escola e na internet o que existe sobre D. Quixote... Bom trabalho!

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