sábado, 31 de maio de 2008

Precisa-se de uma reflexão...

O desafio desta semana é simples. A História de um Letreiro foi o curta-metragem vencedor do "NFB Online Competition Cannes 2008". O desafio é o seguinte... criem uma frase como o fez a personagem deste pequeno filme. Coloquem essa frase no vosso blogue explicando o sentido da mesma. Só podem usar 5 palavras para a frase e 20 palavras para a explicação, no máximo.


O Relatório... Lista de coisas a fazer...

Agora que o Núcleo Gerador: Ambiente está a terminar deixamos uma lista de coisas a fazer para permitir alguma organização da parte dos formandos:

a) Terminar todas as reflexões nos blogues pessoais.
b) Imprimir as apresentações pessoais, guias, textos e tudo aquilo que consideram importante para ilustrar a vossa apresentação pessoal para inclusão no vosso PRA.
c) Elaborar, no Google Docs (o vosso espaço de documentos do Google) um pequeno relatório do trabalho realizado, contendo este uma auto-avaliação.

Bom trabalho!

Sessão - Dia 29 - Grupo B

Os formandos continuaram o trabalho orientado de reflexões e relatório para PRA.

Sessão - Dia 28 - Grupo A e Grupo B

Os formandos do Grupo A e B deslocaram-se à Biblioteca para uma actividade programa de exploração, leitura em voz alta e debate sobre alguns autores portugueses, entre eles:

- António Gedeão;
- Júlio Dinis;
- Eça de Queiroz;
- Baptista-Bastos.

A sessão foi organizada pelos formadores de CLC em colaboração com a professora Ilda, coordenadora da Biblioteca da escola e que fez um enquadramento histórico e literário destes e de outros autores. Os formandos leram poesia e prosa.

Ficou agendada uma sessão similiar com obras, músicas, filmes e debate em torno de questões, da próxima vez, orientados e centrados em partilhas a realizar pelos formandos.

Sessão - Dia 27 - Grupo B

Os formandos realizaram as apresentações finais, assim como, iniciaram a redacção das reflexões finais e relatório.

Sessão - Dia 27 - Grupo A

Os formandos orientaram as reflexões pessoais sobre o Núcleo Gerador: Ambiente, assim como, publicaram as suas apresentações finais nos blogues pessoais.

Sessão - Dia 26 - Grupo B

Os formandos realizaram as apresentações finais e iniciaram o trabalho de reflexão pessoal e elaboração do relatório para inclusão em PRA.

Sessão - Dia 26 - Grupo A

Os formandos iniciaram o trabalho de preparação do relatório final e reflexão para inclusão em PRA.

sábado, 24 de maio de 2008

Uma imagem vale mais que mil palavras?

Este desafio que colocamos está relacionado com os Saberes Fundamentais e como tal é transversal ao Curso EFA.
A ideia é simples. Criar uma imagem abstracta e descrever aquilo que imaginam ser. Para criar a imagem devem usar um programa que pode ser acedido clicando aqui. Devem registar-se para poderem guardar depois a imagem criada e colocar no vosso blog pessoal com uma pequeno texto que justifique a escolha das cores, o simbolismo da imagem e a representação que nesta encontram.
A escolhida (pelos formadores), das já existentes, foi esta:

Esta imagem, criada por cada um, pode servir para a capa do vosso PRA ou como logótipo para o mesmo.

Conclusão do Núcleo Gerador: Ambiente

A conclusão da formação no âmbito do Núcleo Gerador: Ambiente está a chegar ao fim. Iremos iniciar o Núcleo Gerador: Saúde. Mas para que todas as actividades promovidas sejam analisadas e integradas em PRA para validação, devem ter em conta e recapitular o seguinte:

a) Organizar todos os documentos/recursos que usaram nas apresentações realizadas para o grupo/turma.
b) Verificar se todos os desafios colocados no blog foram respondidos.
c) Elaborar o relatório e auto-avaliação, tal como no Núcleo Gerador anterior.

Bom trabalho!

Sessão - Dia 21 - Grupo A

Os formandos realizaram as apresentações dos seus projectos pessoais, tendo havido lugar a um debate e opiniões sobre as formas de comunicação e auto-avaliação.

Sessão - Dia 20 - Grupo B

Os formandos realizaram as apresentações dos seus trabalhos pessoais cumprindo os objectivos previstos no que concerne à organização das actividades para o PRA.

Sessão - Dia 19 - Grupo A

Os formandos iniciaram as conclusão das suas reflexões e trabalhos realizado em torno dos desafios colocados neste blog.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Ensaio sobre...

A obra de José Saramago foi adaptada para cinema. Chega a Portugal em Novembro o filme "Blindness". Fica o trailer do filme e uma desafio: Quais as principais obras de José Saramago e quais os temas mais importantes que as compõem?
Fica também aqui informação sobre o "Ensaio sobre a Cegueira", obra onde se baseia este novo filme.


domingo, 18 de maio de 2008

Mais um desafio...

Aqui fica a letra de uma música escrita por Fausto e que tem como tema fundamental a Poluição. O desafio desta semana é o de encontrarem uma música que fale de qualquer tema ligado ao Ambiente e que a coloquem no vosso blog pessoal com um comentário à razão da escolha e ao conteúdo desta em relação ao que são os vosso conhecimento sobre esse tema. Boas pesquisas e bom trabalho!

"Rosalinda
se tu fores à praia
se tu fores ver o mar
cuidado não te descaia
o teu pé de catraia
em óleo sujo à beira-mar

a branca areia de ontem
está cheiinha de alcatrão
as dunas de vento batidas
são de plástico e carvão
e cheiram mal como avenidas
vieram para aqui fugidas
a lama a putrefacção
as aves já voam feridas
e outras caem ao chão

Mas na verdade Rosalinda
nas fábricas que ali vês
o operário respira ainda
envenenado a desmaiar
o que mais há desta aridez
pois os que mandam no mundo
só vivem querendo ganhar
mesmo matando aquele
que morrendo vive a trabalhar
tem cuidado...

Rosalinda
se tu fores à praia
se tu fores ver o mar
cuidado não te descaia
o teu pé de catraia
em óleo sujo à beira-mar

Em Ferrel lá p´ra Peniche
vão fazer uma central
que para alguns é nuclear
mas para muitos é mortal
os peixes hão-de vir à mão
um doente outro sem vida
não tem vida o pescador
morre o sável e o salmão
isto é civilização
assim falou um senhor
tem cuidado"
Fausto

Sessão - Dia 14 - Grupo A

Os formandos realizaram as apresentações individuais (3) sobre os temas:
- Planeamento Urbanístico e Ambiente;
- Reciclagem e,
- Aquecimento Global.

Os trabalhos apresentados foram comentados pelos colegas, assim como, foi organizado um debate em torno dos assuntos e da forma de exposição realizada.
Fica uma das apresentações realizadas:


Sessão - Dia 13 - Grupo A

Os formandos analisaram as apresentações realizadas e foi discutido o trabalho realizado. Foram ainda orientadas as últimas apresentações e ordenadas as exposições finais.

Sessão - Dia 11 - Grupo B

Os formandos publicaram os trabalhos realizados nos blogues pessoais, assim como, realizaram as apresentações finais para o Núcleo Gerador: Ambiente. Foram analisadas as estratégias e dinâmicas de apresentações.

Sessão - Dia 12 - Grupo A

Os formandos realizaram as apresentações finais, tendo em conta os objectivos do Núcleo Gerador: Ambiente, assim como, as orientações em função das técnicas de comunicação para grupos.

sábado, 10 de maio de 2008

Actividade a Realizar.

Para podermos dar como concluída a formação no âmbito do Núcleo Gerador: Ambiente, vamos solicitar que, no vosso blog pessoal coloquem os resultados de 3 dos vários simuladores que terão que realizar na página da DECO. O objectivo é simples: Ir à página da DECO Proteste, escolher o tema ambiente, seleccionar dos vários simuladores disponíveis apenas 3. Depois da escolha feita e de realizadas as actividades nestes propostas, coloquem as conclusões nos vossos blogues pessoais e façam uma reflexão sobre as mesmas.
Para aceder à página da DECO, basta clicar na imagem aqui apresentada.

Escrita Colaborativa

Começa aqui um projecto conjunto das duas turmas do curso EFA para a área de Cultura, Língua e Comunicação.
O desafio é simples. Iremos iniciar um projecto de escrita colaborativa. O que é?
"O termo escrita colaborativa refere-se a alguns projetos cujos textos são criados por um conjunto de pessoas (de modo colaborativo), e não de forma em individual. Alguns projectos são supervisionados por um editor ou um time editorial, mas muitos crescem sem orientação específica." In: Wikipédia.
Ora, o que os espera é um desfio de escrever um livro. Sim, um livro. Um romance, um livro de ficção científica, um drama... não saberemos. Cada um irá, semanalmente, escrever uma parte seguindo o que ou outro deixou escrito. O assunto, personagens, ambientes e tudo o mais será criado por cada um de vocês.
A história já tem as primeiras linhas escritas. Será através de um software próprio que esta será criada. Basta clicar aqui para aceder sendo que é necessário fazer o registo. Mas há uma novidade já à partida... esta será efectivamente publicada em livro quando concluída. Por isso, ao trabalho!!!

Sessão - Dia 9 - Grupo B

Os formandos estruturaram as apresentações finais, assim como, iniciaram o processo de reflexão para inclusão de análises finais em PRA.

Sessão - Dia 8 - Grupo A

Trabalho de organização final dos trabalhos para a apresentação em grupo que será realizada na próxima semana. Parâmetros de avaliação e modelos de comunicação. Os formandos ultimaram os trabalhos.

Sessão - Dia 7 - Grupo A

Debate em torno das competências dos formandos em termos de atitude ambiental face ao presente e organização final dos trabalhos para apresentação.

Sessão - Dia 6 - Grupo B

Os formandos terminaram as organizações dos seus trabalhos pessoais. Foi realizada uma apresentação ao grupo, por um formando, sendo o seu tema: O Aquecimento Global. A apresentação, com a duração de 15 minutos, foi realizada tendo como base 3 vídeos, um dos quais legendado pelo formando, assim como, a utilização de recolha e apresentação de revistas e artigos com temas relacionados com o assunto. Fica o vídeo que o formando legendou e apresentou. Parabéns pelo excelente trabalho realizado.


Sessão - Dia 5 - Grupo A

Os formandos orientaram o trabalho final de acordo com os objectivos traçados, assim como, foi debatida a estrutura de apresentação em função dos temas escolhidos.

sábado, 3 de maio de 2008

Uma mudança...

Como seria estar numa expedição? Qualquer coisa como isto...

Cultura: O Fado

" O fado é um dos tradicionais cartões de visita do país. Canção tipicamente portuguesa, as suas origens permanecem obscuras, embora seja indiscutível a sua raiz urbana.

Para uma aproximação rápida à história do fado, assim como a algumas figuras e espaços emblemáticos da canção de Lisboa, o sítio Turismo de Lisboa oferece elementos úteis. Para uma introdução igualmente breve, pode consultar-se também o sítio Fado – A Alma de um Povo, elaborado por estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Este sítio dedica igualmente alguma atenção ao acompanhamento instrumental à guitarra.

É nos bairros históricos de Lisboa - Alfama, Mouraria e Bairro Alto, sobretudo - que se continuam a calar todas as noites os ruídos das conversas, perante esta frase poderosa: «Silêncio, que se vai cantar o fado». Para conhecer alguns dos locais onde se pode ouvir cantar o fado, o Terreiro do Fado propõe um roteiro que inclui um conjunto de ligações. No coração de Alfama fica um museu que vale a pena visitar, a Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa.

Ao longo dos anos, foram muitos os nomes que engrossaram os capítulos da história do fado em Portugal.
No sítio dedicado a Alfredo Marceneiro podemos ficar a conhecer uma das figuras mais carismáticas do fado e ouvir alguns registos áudio.
Em Amália.com, por seu turno, podemos descobrir a figura que até hoje mais profundamente marcou o fado e o seu imaginário: Amália Rodrigues. O Museu do Teatro dedica-lhe também uma página, baseada na exposição patente no próprio museu. Por seu turno, o Centro Virtual Camões propõe uma Caça ao Tesouro em torno da figura de Amália, sugerindo algumas ligações adicionais.

Na última década, uma nova geração tem trazido outro impulso à arte do fado. Mafalda Arnauth, Cristina Branco e Camané são alguns desses artistas que já têm provas dadas. Nos seus próprios sítios na Internet podemos encontrar variada informação sobre as suas biografias, carreiras e discografias. Alguns excertos dos seus discos podem ser ouvidos, também, na secção Sons Lusófonos do Centro Virtual Camões."
Fonte: Instituto Camões


Sessão - Dia 30 - Grupo A

No primeiro tempo os formandos participaram na eleição do representante para a mesa eleitoral.
Nos restantes tempos os formandos ultimaram as apresentações e realizaram a conclusão dos trabalhos sobre as questões colocadas neste blog.

Sessão - Dia 29 - Grupo B

Os formandos concluíram as actividades previstas para o núcleo gerador: Ambiente. Foram acompanhados na verificação e correcção ortográfica e na organização das apresentações finais.

Sessão - Dia 29 - Grupo A

Discussão com os formandos fazendo um ponto de situação face aos objectivos traçados para o núcleo gerador 1 e 2.

Sessão - Dia 28 - Grupo B

Os formandos, acompanhados pela orientação dos formadores, responderam à questão presente neste blog sobre os filmes que visualizaram em sala. Foram concluídos os trabalhos pessoais para apresentação.

Sessão - Dia 28 - Grupo A

Os formandos iniciaram o trabalho de resposta ao desafio colocado neste blog relativamente à comparação entre os filmes a que assistiram. Iniciaram a conclusão das apresentações pessoais.