sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Para que serve a tecnologia na educação?

Depois desta primeira semana de contacto com algumas ferramentas tecnológicas que não estavam habituados a utilizar, vimos deixar aqui um vídeo ao qual gostariamos de obter, no espaço para o efeito, alguns comentários e o registo de algumas ideias e primeiras sensações de começar a trabalhar com estas novas ferramentas de trabalho conjunto. Esta actividade é facultativa para todos.

7 comentários:

Igor Peças disse...

A tecnologia permite uma educação diversificada no sentido de haver muita informação individual e disponivel. Com o passar dos anos, o livro didático não será o único meio a que poderemos recorrer para obter informações.
A tecnologia incentiva a metodologia, desde que seja aplicada inteligentemente, de forma a cativar o seu interesse e curiosidade de quem aprende, senão temos um caso como o deste video.
Concluindo, os dois sistemas têm de estar em conformidade.

JL disse...

Igor, gostei muito do seu comentário. Mas coloco uma questão, não haverá de quem usa a tecnologia como meio de aceder à informação (o aprendente ou aluno) também uma necessária alteração na forma como se relaciona com o Conhecimento e do que espera da escola? Gostaria de alargar este debate a todos os formandos e formadores também...
Obrigado pela participação.

Unknown disse...

Será que a educação sem uma tecnologia seria atractiva?(pergunto eu)
Não, para mim a tecnologia na educação terá cada vez mais um papel mais importante, não só como na aprendizagem, mas também como meio de informação.
Seria bom que na escola o aluno, fosse ensinado a como tirar o melhor proveito dessa tecnologia.
Conclusão para mim a tecnologia na educação nos dias de hoje é fundamental para uma aprendizagem nos dias de hoje e pensando no amanhã.

JL disse...

Olá António.

Gostei da sua ideia da tecnologia como meio de informação... e de que forma, podemos escolher a qualidade dessa informação?

Até breve,
Os Formadores.

sandra afonso disse...

Olá a todos, gostei particularmente do video e dos comentários que vão surgindo. A sessão de hoje promete. Até logo...

Igor Peças disse...

Nos dias de hoje, tanto professores como alunos utilizam as novas tecnologias para aceder à informação. Informação essa, que é seleccionada adequadamente com o tema a tratar. Como tal, o importante é que as instituições escolares consigam com que as tecnologias se adequem à metodologia utilizada pelos professores dando aos seus educandos o Conhecimento necessário para progredirem a nível escolar.
Porém, não nos podemos esquecer que, também, é necessário que as próprias metodologias se adaptem de melhor forma às novas tecnologias, porque vivemos num mundo onde a tecnologia faz parte daquilo a que chamamos globalização.
Concluindo, as tecnologias são necessárias desde que sejam utilizadas para o ensino do próprio conhecimento.

JL disse...

Olá a todos!

Duas afirmações, duas novas perguntas...

Primeira:
"Será que a educação sem uma tecnologia seria atractiva?" E a questão é esta... será que é a tecnologia que torna atractiva o ensino ou será só uma questão dos tempos? da actualidade do seu uso?

Outra questão...

"nformação essa, que é seleccionada adequadamente com o tema a tratar."

Nós seleccionamos a informação... e quem selecciona a informação disponível na net? Porque será que em 2006 a revista Time nos escolheu como personalidade do ano? (ver: http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,1569514,00.html)

Ficam as questões...
Até breve,
Os Formadores.