quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Reflexão Colaborativa

Este é um dos primeiros momentos em que as duas turmas dos Cursos EFA - Nível Secundário são, conjuntamente, convidadas a participar numa discussão colaborativa. Isto é, partindo do vídeo apresentado em baixo (em português do Brasil), gostaríamos de obter alguns comentários, críticas e análises do que, no vosso ponto de vista está correcto, incorrecto ou que podemos/devemos valorizar nesta apresentação. Esperamos assim a vossa participação.

1 comentário:

Igor Peças disse...

Ao ver o vídeo desde logo percebi que o importante é vivermos e não sobrevivermos, porque afinal se passamos a vida a queixarmo-nos que a vida é curta, então porque é que a desperdiçamos a preocuparmo-nos com coisas que na realidade não têm importância nenhuma?! Por outro lado, também não nos podemos esquecer que vivemos numa sociedade altamente influenciada pela obtenção dos bens materiais em prol dos valores morais. Por este facto, desde que nascemos e nos tornamos seres autónomos, somos logo levados a fazer parte da sociedade que nos rodeia, e devido a isso, a ser absorvidos pelo espírito consumista que faz parte do Homem.
No entanto, ao ver o vídeo também pude, desde logo, perceber e analisar que nos dias de hoje fazemos imensas coisas prejudiciais à nossa vivencia enquanto actores sociais. Deste modo, pequenas coisas como uma ida ao Mcdonalds, e uma tarde inteira em frente a uma televisão, são coisas que acabam por nos influenciar de forma determinante e nos levam a “entrar” nesta sociedade corrompida que tende a piorar ainda mais no passar dos anos.
Contudo, falta referir porque é que o ser humano é consumista! Ora, o ser humano é consumista porque a cada dia que passa torna-se mais ambicioso, querendo tornarem-se como as pessoas famosas de Hollywood, MTV, etc. Assim, as pessoas cada vez mais sentem vontade de se tornar aquilo que na realidade não são, tornando-se seres artificiais e sobretudo bastante infelizes.
Um dos grandes agentes de socialização que deram origem ao fenómeno que referimos acima, são os meios de comunicação: a televisão e a publicidade; que hoje em dia têm uma elevada importância na educação dos hábitos de vários cidadãos.
Para terminar esta análise, gostaria de afirmar que é de extrema importância que as pessoas comecem a apreender ou a reaprender os seus hábitos culturais, sociais e morais, de maneira a começarem a viver de uma forma menos mecanizada. Um exemplo dessa revolta: http://youtube.com/watch?v=M_bvT-DGcWw