quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Estamos em 2008!

Perto dos anos 80, foi criado por um mágico do cinema um filme que marcaria muito do que hoje se faz em termos de ficção científica. O filme foi "2010". O realizador, Stanley Kubrick.
Ou seja em 1984 o mundo em 2010 era visto assim:

E hoje, em 2008, como é que cada um de vocês olha para o futuro dos equipamentos e sistemas tecnológicos para o futuro da humanidade e na vossa perspectiva pessoal enquanto utilizadores/consumidores?

Sessão - Dia 30 - Grupo A

Durante esta sessão os formandos concluiram os primeiros trabalhos realizados em colaboração de grupo e iniciaram um processo de preparação para apresentação dos mesmos aos restantes colegas. Foi feito pelos formadores um acompanhamento das actividades e monitorização das mesmas. Os comentários e análise, assim como, necessárias e últimas reestruturações serão feitas nas páginas de documentos partilhadas no Google Docs.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Reflexão Colaborativa

Este é um dos primeiros momentos em que as duas turmas dos Cursos EFA - Nível Secundário são, conjuntamente, convidadas a participar numa discussão colaborativa. Isto é, partindo do vídeo apresentado em baixo (em português do Brasil), gostaríamos de obter alguns comentários, críticas e análises do que, no vosso ponto de vista está correcto, incorrecto ou que podemos/devemos valorizar nesta apresentação. Esperamos assim a vossa participação.

Sessão - Dia 29 - Grupo A

Os formadores iniciaram uma discussão partilhada sobre o projecto para a semana da Escola Aberta em torno do tema "O Futuro da Escola". Foi ainda continuado o trabalho colaborativo de aprendizagem e mobilização de competência que os grupos de formandos têm vindo a desenvolver.

Sessão - Dia 28 - Grupo B

Nesta sessão decorreu a continuação dos trabalhos a realizar pelos grupos. Foram abertos espaços de partilha de documentação para ser mais fácil a monitorização por parte dos formadores.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Sessão - Dia 22 - Turma B

Conforme previsto nesta sessão, a turma deslocou-se ao Cine-Teatro de Alcobaça, para visionamento do filme "Tempos Modernos", de Charlie Chaplin, inserido no ciclo de cinema "Modernos são os Clássicos".
Iniciativa enriquecida com a presença de um crítico de cinema que frisou, desde logo, a pertinência e actualidade da sua mensagem - a "acesa crítica social", realidade que "se amplifica até aos dias de hoje".
Valorizou, igualmente, a genialidade do seu criador:"Chaplin esteve em sintonia com o público e dominou toda a produção - é um cineasta completo". Toda a sua criatividade se reveste de particularidades de ordem técnica, pois "não sendo tecnicamente um filme mudo, dado que se reveste de banda e efeitos sonoros, surge contra todas as probabilidades, isto é, no eclodir do cinema sonoro".
Realçou ainda que em "Tempos Modernos", a máquina assume papel de destaque, "todos os diálogos são por elas apresentados".
Quanto à última cena, onde nos surge o canto e a dança, não é mais do que "uma forma de ludibriar o público ".
À pergunta final que lhe foi dirigida - Qual a sensação quando vês mais uma vez o filme? Responde de imediato:
"- Saio esmagado. Desde Chaplin não se faz nada de novo. Pelo menos melhor".

Aqui ficam registadas algumas ideias para reflexão.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Sessão - Dia 22 - Grupo A

A sessão decorreu num ambiente de debate aberto sobre temas actuais centrado no esclarecimento de dúvidas e discurso organizado em torno da actualidade. Gerou-se uma boa dinâmica de grupo em sala e nasceu uma nova ideia de projecto que se centrou na criação de um roteiro cultural pelo formandos, relativo a Alcobaça.

Sessão - Dia 21 - Grupo B

A sessão de dia 21 decorreu na sala de informática e teve como actividades programadas, o início da intervenção projectual para a realização das actividades de grupo no âmbito da Unidade de Competência 1 e 2, do Núcleo Gerador "Equipamentos e Sistemas Tecnológicos".

Para além desta actividade os formandos realizaram uma pesquisa livre em torno da actividade de dia 22, o visionamento do filme "Tempos Modernos" que os formadores organizaram e que terá lugar no Cine-Teatro de Alcobaça.


Pode saber mais aqui: Agenda Cultural de Alcobaça.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Sessão - Dia 18 - Grupo B

Na sessão de dia 18, os formandos da turma B, realizaram a conclusão de planificação inicial dos projectos a desenvolver no âmbito da primeira unidade de competência e registaram o trabalho realizado na página de grupo de CLC.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Turma A - Actividade de dia 22

Relembro a actividade prevista para dia 22, o visionamento do filme "Tempos Modernos",de Charles Chaplin, sugiro que previamente façam uma pesquisa sobre a obra em questão e todo o seu enquadramento histórico-cultural. Como sabem, após a sua exibição, seguir-se-á um debate com um crítico de cinema, no qual a vossa participação será importante.


quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Sessão - Dia 17 - Grupo B

Na sessão de hoje a turma B iniciou o debate e preparação de planificação para os primeiros projectos a realizar no âmbito da Unidade de Competência 1 de Equipamentos e Sistemas Tecnológicos. Este trabalho levou a que fossem criados dois grupos, um de quatro e outro de três elementos e que fossem trabalhadas as primeiras ideias para o projecto.

Sessão - Dia 16 - Grupo A

Na sessão deste dia foi trabalho um primeiro momento de planificação em trabalho colaborativo dos grupos de alunos sobre o Núcleo Gerador: Equipamentos e Sistemas Tecnológicos. A abordagem utilizada foi a da promoção de uma reflexão orientada com vista à criação de um plano de trabalho com a identificação de resultados esperados e objectivos. Esta visão de actividade por e de projecto permitiu aos formandos avançarem com uma primeira proposta de trabalho que relaciona o nível 1 e nível dois de abordagem e mobilização de competências. O trabalho foi desenvolvido na plataforma de grupo e será despois, devidamente, comentada e orientada pelos formadores.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Sessão - 15 de Janeiro - Grupo A

Nesta sessão, após apresentação do "Guia do Trabalho Prático e Reflexivo de Aprendizagens" e definição de critérios de auto e hetero avaliação, os formandos formularam um conjunto de questões geradoras, bem como propostas de actividades integradoras a desenvolver em próximas sessões, relativas à Unidade de Competência1 - Núcleo Gerador: Equipamentos e Sistemas Técnicos (EST).

Algumas dessas questões geradoras:

- Como utilizar energias renováveis na habitação familiar?
- Entre as energias renováveis, qual a mais importante?
- Como poupar energia?
- Quais as diferenças entre energias renováveis e não renováveis?
- A nossa sociedade está a educar correctamente as novas gerações para as políticas das energias renováveis?
- Economicamente é possível equipar os domicílios com equipamentos para utilizar as novas energias?
- Como pode ser utilizada a energia na nossa saúde?
- Os parques eólicos estão a destruir as nossas florestas e parques naturais?

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Sessão - Dia 15 - Grupo B

Durante a sessão de hoje foi trabalho com os formados os temas dos Núcleos Geradores, as Questões Geradoras e dinamizado um conjunto de actividades relacionadas com as análise prospectiva de actividades a realizar. Foi ainda trabalhada uma dinâmica relacionada com a tecnologia da rádio que vinha já de sessão anterior.

Actividade de Trabalho de Reflexão

Na sessão de hoje, os formandos serão convidados a escolher uma das seguintes animações e sobre ela elaborarem uma pequena reflexão pessoal.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Para que serve a tecnologia na educação?

Depois desta primeira semana de contacto com algumas ferramentas tecnológicas que não estavam habituados a utilizar, vimos deixar aqui um vídeo ao qual gostariamos de obter, no espaço para o efeito, alguns comentários e o registo de algumas ideias e primeiras sensações de começar a trabalhar com estas novas ferramentas de trabalho conjunto. Esta actividade é facultativa para todos.

Sessão - 11 - Grupo A

A sessão de hoje foi realizada na sala dos computadores e teve como objectivo familiarizar os formandos com o sistema de comunicação sincrona: Messenger. Os alunos abriram uma conta no sistema live do MSN e acederam às suas contas de Messenger tendo comunicado com os formadores e entre si.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Sessão - Dia 10 - Grupo A

Durante a sessão de hoje, os formandos do grupo A, abriram uma conta de e-mail no Gmail e acederam ao espaço conjunto da área de CLC com o objectivo de iniciarem a sua participação num trabalho colaborativo e de troca de ideias. Uma vez que este espaço é comum aos dois grupos esperamos que este venha a ser muito rico em termos de trocas de ideias.

Usar o Messenger (em Português do Brasil)

Sessão - Dia 9 - Grupo A

Na sessão de trabalho da Área de CLC foram tratados os seguintes temas e realizadas as seguintes actividades:
a) Abertura de uma conta de e-mail por formandos.
b) Acesso ao espaço de grupo da área no Google Groups e utilização para apresentação.
c) Acesso e utilização do sistema de comunicação síncrona: Messenger.

Fica aqui uma apresentação que vai ajudar a relembrar alguns passos necessários caso existam dúvidas:


Lembrem-se que os espaços de comunicação on-line são vossos. A dinamização parte essencialmente do vosso trabalho... e já existe por lá novidades que podem ser vistas!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Sessão - Dia 8 - Grupo B

Nesta sessão, tendo por base a audição de alguns excertos radiofónicos seleccionados ("16 Anos - os sons da nossa história", TSF 2004), os formandos foram convidados a seleccionar um deles, justificando a escolha, descrever emoções/sentimentos suscitados e associá-lo a um episódio de vida pessoal.
E que tal visitar o Site da TSF? Pode ver aqui.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Resumo da Primeira Sessão

A primeira sessão do Curso EFA - Nível Secundário teve lugar ontem.
Quer o grupo A, quer o grupo B estiveram presentes.

Foram realizada as seguintes actividades:
a) Apresentação dos formadores.
b) Apresentação das estratégias de trabalho.
c) Preenchimento de um pequeno questionário inicial.
d) Debate com os formandos sobre actividades a realizar e interesses pessoais.

domingo, 6 de janeiro de 2008

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Competências em CLC

Arte, Cultura e Comunicação

Competências-Chave da área de CLC

• Interagir em língua portuguesa, com clareza e correcção, evidenciando espírito crítico, responsabilidade e autonomia.

• Compreender textos longos em língua portuguesa e/ou língua estrangeira, reconhecendo os seus significados implícitos, as suas tipologias e respectiva funcionalidade.

• Evidenciar reflexão sobre o funcionamento da língua portuguesa, apreciando-a enquanto objecto estético e meio privilegiado de expressão de outras culturas.

• Compreender as ideias principais de textos em língua estrangeira e expressar-se oralmente e por escrito com à-vontade sobre diferentes temáticas.

• Evidenciar conhecimento sobre várias linguagens, em diferentes suportes, que lhe permitam perceber as diferenças socioculturais, sociolinguísticas e técnico-científicas, visando uma tomada de consciência da sua própria identidade e da do outro.

• Compreender os mecanismos de funcionamento e produção de contéudos nos mass media, posicionando-se criticamente sobre os mesmos.

• Evidenciar competências interculturais que lhe proporcionem uma maior abertura e aceitação de novas experiências linguísticas e culturais.

• Ter um entendimento amplo de Cultura, reconhecendo neste conceito, desde áreas designadas clássicas e eruditas até novas linguagens e expressões integradoras de formas da cultura popular.

• Perspectivar a dimensão da Cultura enquanto sector articulável com outras esferas de intervenção.

• Reconhecer que o acesso dos indivíduos, desde idades jovens, a actividades de sensibilização para a cultura e as artes constitui uma condição significativa da participação activa dos cidadãos na Cultura.

• Reconhecer o impacto das novas tecnologias de comunicação no acentuar de alguns traços característicos (flexibilidade, pluriactividade) da organização do trabalho cultural.

• Compreender o aparecimento de novas ocupações e profissões no sector cultural como resultante, entre outros factores, do crescente relevo do processo de difusão na existência dos bens culturais e artísticos.

Bom Trabalho!

Olá! Os formadores de Cultura, Língua e Comunicação criaram este espaço para partilhar aqui alguns conteúdos, dinamizar algumas actividades e disponibilizar alguns documentos de trabalho no âmbito da área disciplinar. Esperamos poder contar consigo nesta aventura e que este espaço se torne uma referência para todos! Bom trabalho e bom curso!